domingo, 19 de maio de 2013

Fábricas V-2 e Wernher Von Braun

O foguete V-2 foi criado durante a segunda guerra mundial por Wernher Von Braun,talentoso engenheiro nazista,do qual fabricou também os foguetes V-1,que eram foguetes que se pareciam com aviões,que planavam pelo canal da mancha e acertava a Inglaterra,mas logo os foguetes V-1 começaram a ser derrubados pela RAF (Royal Air Force,sendo traduzida Força Aérea Real).

Foguete V-1

O V-2 era um foguete criado por Wernher Von Braun que,ao atingir sua altura máxima,queimava e caia na Inglaterra,causando destruição na época em Londres,Anhwerp e Paris.Mas o que mais me chamou atenção não foi o foguete V-2 em si,e sim suas fábricas.Durante a segunda guerra mundial,muitas das fábricas alemãs          eram bombardeadas pelos aliados,minando os recursos da Alemanha Nazista,mas Hitler Encontrou uma solução.

Fábrica V-2 Alemã

A solução encontra foram fábricas dentro de montanhas,enormes fábricas das quais ficariam completamente livres dos bombardeios aliados,das quais a maioria dos operários eram poloneses.Eu quero ainda ressaltar a história de Wernher Von Braun nesse post,que me chamou a atenção.

Wernher Von Braun com terno preto,junto com oficiais nazistas

Ao final da segunda guerra mundial,Wernher Von Braun foi capturado pelos americanos e levado a América,mas não para ser executado ou preso,mas para trabalhar para os Estados Unidos,afinal ele era um excelente engenheiro e inventor de foguetes.Wernher Von Braun trabalhou junto a cientistas e engenheiros norte-americanos em vários programas de foguetes,sendo o mais famoso,o programa espacial Apollo,que levou o homem à lua.É possível ver imagens na internet de Wernher Von Braun comemorando ao lado de outros cientistas americanos a chegada do homem à lua,sendo assim Wernher Von Braun é cercado de sentimentos conflitantes,pois apesar de todas essas façanhas a favor dos Estados Unidos,ele foi um nazista.Foi escrita uma música sobre Wernher Von Braun por Tom Lehrer,na qual ele o satiriza:

Infelizmente,só há videos com legenda em inglês,mas quem quiser o video original,ele existe no youtube

Tio Sam

Tio Sam é um simbolo norte-americano criado em 1812,e amplamente usado hoje em dia para representar o poderio militar dos Estados Unidos,com a frase "I want you for U.S. Army" (Eu quero você no Exército dos Estados Unidos).



Tio Sam,assim como Kilroy,foi criado pelos militares norte-americanos como uma simples brincadeira,pois os engradados de suprimentos vinham com as iniciais U.S. (United States,sendo traduzido Estados Unidos),sendo assim eles diziam que estava escrito "Uncle Sam" (Tio Sam),ou como alguns historiadores dizem,nos engradados estaria escrito "U.S.A" (United States Army ou United States of America),sendo assim "Uncle Sam Army" (Exército do Tio Sam).

"Tio Sam" em uma placa de recrutamento

Em 1917,o Exército americano encomendou cartazes com Tio Sam feitos por James Flagg para fins de recrutamento para a primeira guerra mundial.Foi nessa época que a imagem se espalhou pelo mundo,e a popularidade foi tanta que foram feitos mais cartazes com essa figura,com os dizeres "God Bless America" (Deus abençoe a America) e "United We Stand" (Continuemos unidos) por exemplo.Hoje em dia,essa imagem é amplamente usada no humor,com representações do Tio Sam com os dizeres "I want your money" (Eu quero seu dinheiro,uma referência à crise econômica) e "I want you to speak english" (Eu quero que você fale inglês,referência a popularização da lingua inglesa).

"Kilroy Was Here"

Kilroy é uma expressão norte-americana usada até hoje,na qual as pessoas que praticam a arte do graffiti (e da pichação,sendo essa ilegal) adotaram em seu vocabúlario.Esse desenho ou expressão é usado em locais extremamente inacessíveis,e até hoje sua origem é desconhecida.

"Kilroy Was Here!",desenho de um homem narigudo que parece estar espiando por um muro.

Não se tem uma origem exata para essa expressão,mas se sabe que Kilroy foi popularizado pelos soldados americanos durante a segunda guerra mundial,sendo que eram gravados em muros,paredes,árvores,placas,etc para demonstrar para outras tropas que por ali estavam parados,acampados ou passado.

Placa de uma divisão americana escrita "Kilroy Was Here"

Na verdade,há vários Kilroy's pelo mundo,até na segunda guerra mundial existia um Kilroy chamado Chad pelos Ingleses,na qual em algumas ocasiões foi desenhado junto ao Kilroy durante a segunda guerra mundial.

"Kilroy Was Here" em graffiti

Não demorou muito para os civis descobrirem sobre Kilroy,então a expressão foi logo amplamente usada,sendo desenhada nos lugares mais inacessíveis possíveis,tornando assim Kilroy uma expressão usada até hoje por militares e civis norte-americanos.